5 dicas para escolher um CRM ou um ERP

Janeiro - ERP e CRM
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5 dicas para escolher um CRM ou um ERP

 

Que tipo de software procura?  Um software de gestão ERP ou CRM? Uma ferramenta para gerir as vendas? Para gerir leads e oportunidades?

Estas são algumas das questões que deve colocar quando tem de decidir o que precisa comprar!

Atualmente o tempo é algo escasso e fundamental na tomada de decisões e nos processos de trabalho diários. As ferramentas devem ser cada vez mais ágeis e simplificar as análises, reuniões e todas as decisões de todos os departamentos.

 

Então cá vão algumas sugestões:

 

Dica 1 – Hora de Substituir a Informação em Excel

Abre demasiados ficheiros Excel para obter os seus relatórios e dados de negócio? Sente que a quantidade de xls é já exagerada e demora muito tempo a colocar os dados manualmente?

Chegou o momento em que precisa de uma solução de gestão que compile as finanças, a faturação e contabilidade, as vendas, toda a informação sobre encomendas, stock e distribuição, armazém, enfim, depende sempre da área em que trabalha, mas conseguir aceder a uma aplicação que congregue toda a informação, que automatize certas ações e permita que poupe tempo e esforço para as suas análises e gestão é mesmo o ideal.

 

Dica 2 – Não sei quando foi a última vez que falei com este cliente

Quando a memória nos falha (e ela falha), quando não sabemos a última vez que conversamos com o cliente X ou sobre que assunto, ou a última proposta que lhe enviamos? Quando na equipa o colega Y já tinha conversado com esta lead e eu repeti o contacto!

Neste tipo de situações a organização é a chave. Não há nenhum software no mundo que processe todas as ações ou tarefas que cumprimos se não alimentarmos o sistema com essa informação. Em certos momentos haverá sempre algum input da nossa parte.

Se quer gerir leads, oportunidades, contactos, prospects e/ou clientes, o melhor mesmo é escolher um CRM, isto é, uma solução de gestão de clientes que lhe permita ter uma visão automática acerca do seu pipeline e de quantas oportunidades são hot ou caíram nesse mês.

 

Dica 3 – É uma empresa que gere projetos e algo está a falhar?

A ferramenta que usa não é completa o suficiente para interligar todas as rubricas e ter uma tesouraria muito detalhada? Não consegue ter automaticamente uma perceção das fases de trabalho?

Opte por ter um software com a funcionalidade de gestão de projetos e conseguirá acompanhar de forma muito mais eficaz! Ao criar fichas de projeto pode preparar as tarefas e as linhas de planeamento do projeto, alocar os recursos às fichas de projeto e gerir os preços dos mesmos, integrar com timesheets, registar os custos todos associados, entre outras possibilidades!

Também será útil para analisar os orçamentos dos recursos, entre aquilo que foi orçamentado vs o que foi usado de facto e assim melhorar a eficiência em projetos futuros.

 

Dica 4 – Como comunicar de forma mais efetiva para as minhas listas de clientes?

Chega o momento em que percebe que a comunicação é fundamental para divulgarmos o nosso trabalho e não sabe como organizar as listagens que tem dos contactos, leads, oportunidades ou clientes?

Através da integração do CRM com uma ferramenta de automação de marketing conseguirá gerir isso facilmente. No CRM recebe e insere os dados de todos os contactos que lhe interessa e ao integrar com uma ferramenta de marketing consegue criar as listas, organizá-las, criar fluxos de envio de emails recorrentes, criar emails ou newsletters com um design apelativo, entre tantas outras coisas!

Pode depois analisar os dados: quantas pessoas leram o email e quantas vezes, ou não leram, onde foi clicado e perceber o conteúdo mais relevante, enfim!  Informação que é sempre importante para melhorar constantemente as práticas e chegar de forma eficaz ao seu público alvo.

 

Dica 5 – não posso nem quero investir muito €

Não interessa a dimensão da empresa, se é uma start-up ou uma grande empresa. Todos os negócios necessitam da melhor gestão possível e, se chegou a hora de otimizar a estrutura há sempre soluções no mercado.

Os preços praticados pelos players no mercado são muito variáveis. Para não ficar confuso, convém avaliar algumas coisas extra:

– Se opta por uma solução de gestão integrada o investimento será sempre diferente de uma ferramenta com menor capacidade de resposta. P. ex. se eu opto por um software de faturação, ele servirá exatamente para isso e dificilmente me servirá para gerir projetos, certo?

– É obrigatório que no caso de um ERP seja certificado; que o player ofereça suporte de forma estruturada e num curto espaço de tempo; que esteja incluída formação sobre a utilização da ferramenta; que seja fácil de fazer crescer o sistema sem ter de adotar um novo. Verifique ainda se a ferramenta integra facilmente com outras plataformas!

Se desejar conhecer a nossa oferta de ERP e CRM e todos os complementos, leia também este artigo.

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Joana Dias – Product Marketing Manager

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