5 Tendências de Marketing em 2023

O sucesso de qualquer empresa depende de estratégias de marketing adequadas aos objetivos organizacionais.  

As tendências de marketing para 2023 são influenciadas por uma economia instável, devido, particularmente, à recuperação pós-pandemia e a uma abundância de inovações digitais. 

Neste mundo em constante mudança e cada vez mais digital, a retenção de clientes é prioridade máxima. Para isso, importa: 

  • Investir nos valores e exigências do cliente; 
  • Promover a facilidade de utilização; 
  • Utilizar as tecnologias mais recentes.  

Vejamos o que o ano de 2023 reserva para as empresas: 

  1. Segurança dos dados e Comunicação orientada para o cliente

Concentrar-se nas exigências do consumidor não é, de modo algum, uma ideia nova. De facto, é tão crucial que dificilmente se qualifica como um plano. No entanto, a importância da privacidade do cliente, e da segurança dos dados tem vindo a aumentar. Os clientes devem ter a certeza de que os seus dados são geridos cuidadosamente e, mesmo que os cookies tenham ajudado a criar iniciativas de publicidade e marketing direcionadas, as empresas devem garantir que cumprem as normas de dados e informam eficazmente a sua base de clientes. Fazer da proteção de dados uma prioridade máxima pode ajudá-lo a ganhar a confiança dos seus clientes. A recolha de dados ainda é possível mantendo a segurança. Por exemplo, ao recorrer a um software para realizar inquéritos ou recolher feedback que cumpra com as questões de RGPD. 

  1. Influenciadores e Tendências das redes sociais

Como vimos ao longo dos últimos anos, as redes sociais, juntamente com vídeos, publicações e influenciadores, surgiram como uma componente crucial de qualquer campanha de marketing. As redes sociais oferecem uma infinidade de alternativas de marketing que se afastam dos anúncios tradicionais e se orientam para os testes e análises de produtos dos criadores de conteúdos. No próximo ano, esta tendência de marketing só irá crescer. Os influenciadores podem ajudar na promoção da marca no panorama digital, como mencionado num artigo de marketing recente da Forbes1: https://www.forbes.com/sites/forbesagencycouncil/2023/03/10/influencer-marketing-in-2023-benefits-and-best-practices/?sh=9c43abe59b63. No entanto, os produtores de conteúdos internos que desenvolvem conteúdos para as plataformas de redes sociais da própria marca, que apelam aos seus clientes atuais e atraem novos clientes, também serão uma componente fundamental na maioria das iniciativas de marketing. Os tipos de vídeos mais populares são os de formato curto, como os Instagram reels e os TikToks. 

  1. Realidade aumentada (RA) e Realidade virtual (RV)

O mundo digital continua a dominar o marketing, como já foi referido neste artigo. 

Embora o sucesso do marketing de conteúdos nas plataformas de redes sociais seja algo com que já estamos bastante familiarizados, o aparecimento da realidade virtual (RV) e da realidade aumentada (RA) abre novas possibilidades. Não é surpreendente que “metaverse” seja um termo de pesquisa requisitado. Prepare-se para mergulhar no desenvolvimento de estratégias inovadoras que permitem ajustar o marketing ao novo mundo da RV e da RA. Por exemplo, a indústria dos jogos estará profundamente entrelaçada com o metaverse e oferecerá perspetivas novas e gratificantes. Os influenciadores e produtores de conteúdos não se encontram apenas em sítios de redes sociais como o Instagram e o TikTok, mas também em sítios Web como o Twitch, que transmitem jogos de vídeo. 

  1. Publicidade Multicanal

O termo “omnichannel strategy” refere-se à utilização de todos os canais disponíveis para fazer avançar o seu marketing, como denota o prefixo “omni”, que significa “de todas as coisas” ou “de todas as formas ou lugares”. Considere um estabelecimento retalhista que tem uma loja física onde os clientes podem ir às compras. O omichannel refere-se ao alargamento da loja a uma loja na Internet acessível online, por exemplo, e à utilização de todos os canais de venda possíveis. 

De acordo com um estudo de 2017 da Harvard Business Review, os clientes são mais valorizados quando estão envolvidos em todos os canais. A fim de maximizar o envolvimento em todos os pontos ao longo da jornada do cliente, as estratégias de marketing bem-sucedidas devem envolver o maior número possível de canais. Naturalmente, isto não se aplica apenas aos serviços de retalho.  

  1. A inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial (IA) já ajudou o marketing de várias formas e continuará a fazê-lo. Utilize-a como uma ferramenta para prever o crescimento em sectores específicos da indústria, criar bots de conversação para tratar de questões de apoio ao cliente, ou ambos. A implementação de software de análise de texto para feedback dos clientes é uma abordagem para utilizar a IA nas suas estratégias de marketing. A análise de texto pode ajudar os profissionais de marketing a compreender e a melhorar as atitudes dos clientes em relação à marca através da análise de sentimentos e da extração de palavras-chave. 

 

Todos os anos, a Microsoft lança duas waves (Março e Outubro) com novas funcionalidades em várias soluções para acompanhar as novas tendências.  

A myPartner, enquanto parceiro Microsoft, implementa soluções que acompanham as tendências deste ano. São exemplo o Microsoft Dynamics 365 Marketing e Microsoft Dynamics 365 Customer Service. 

O Microsoft Dynamics 365 Marketing integra com o Dynamics 365 Sales, Dynamics 365 Customer Insights, Microsoft Teams e outras soluções de dados e IA. É possível desenvolver experiências personalizadas que respondem a interações do cliente com as áreas de marketing, vendas, suporte e serviços. A solução está preparada para gerir ações de marketing em tempo real com as Jornadas do cliente (conforme podemos ver em: Dynamics 365 Marketing – Otimizar as Jornadas do Cliente – myPartner – YouTube). Para além disso, através desta solução pode agendar mensagens diretamente nas contas das redes sociais da sua empresa. Com recurso ao Social Post Designer pode criar conteúdo rico e apelativo para o seu público-alvo. Pode controlar, através do calendário quais os conteúdos já publicados e agendados. Descubra mais em Dynamics 365 for Marketing – myPartner. 

 

A App Customer Service Workspace é uma ferramenta de produtividade para as equipas da área de serviço ao cliente. Num único espaço de trabalho, permite que os agentes consigam dar resposta a vários casos e receber insights que ajudem à resolução dos mesmos. É possível configurar o adicional Omnichannel (que requer licenciamento adicional). Este, permite estabelecer canais de comunicação com os clientes.  

Deste modo, no mesmo espaço de trabalho, consegue: 

  • Conversar com os clientes dos casos que estou a trabalhar
  • Obter notificações
  • Aceder a um breve resumo do cliente com quem estou a interagir
  • Tirar notas específicas das conversas
  • Obter transcrições das conversas

Aprofunde este tema em: 6 Maneiras de Otimizar o Serviço ao Cliente numa só App – myPartner. 

Com estas duas ferramentas da Microsoft (Dynamics 365 Marketing e Dynamics 365 Customer Service) pode estar a par das tendências de marketing de 2023.  

Caso esteja interessado em alguma destas soluções contactos em: https://mybusiness365.pt/contactos/ 

 

Maria Vareiro  

 mvareiro@mypartner.pt

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