Top 3 para o seu negócio

Maio - Gestão
Tudo numa só solução: ERP, CRM e Automação de Marketing?

 

Em algum momento na vida de uma empresa surgem dores de crescimento que obrigam à alteração dos fluxos de trabalho. A própria tendência da economia, os hábitos dos consumidores, entre tantos outros fatores.

Atualmente, no top 10 das tendências em tecnologia para 2019 entram a utilização da cloud para armazenamento de dados e a inteligência artificial no que diz respeito a software para otimização do negócio.

Se chegou o momento em que está a avaliar novas soluções para a evolução do seu negócio, sugerimos que tenha em conta este 3 em 1 que lhe propomos para trabalharem integradas entre si:

 

1. Solução de Gestão ou ERP

Um ERP  (Enterprise Resource Planning) é um software que as empresas usam para gerir o negócio de forma centralizada e integrada entre departamentos. É especialmente usado por empresas que têm cadeia logística para que seja possível acompanhar todo o processo desde a produção à distribuição. No entanto, um ERP pode ser usado em diferentes indústrias – saúde, instituições sem fins lucrativos, construção, entre tantas outras. As organizações que precisam de gerir os seus colaboradores, clientes e o inventário podem confiar nos inúmeros benefícios de um ERP.

 

Um ERP armazena toda a informação numa base de dados, permitindo aos departamentos trabalharem de forma transversal sob a mesma informação. Adicionalmente, estes dados podem ser organizados, analisados e transformados em relatórios.

Permite ainda centralizar a informação num só local, erradicando problemas de sincronização entre sistemas ou ferramentas; todas as necessidades de informação e gestão ligadas a stock ou encomendas estão rapidamente à disposição; os dados relacionados com clientes e os canais de venda estão num só local; o sistema tem inputs de inteligência artificial que dão uma visão do negócio mais eficiente; o software é acessível em qualquer local e a qualquer hora.

 

2. Solução de Gestão de Relação com o Cliente ou CRM

 

Um CRM  (Customer Relationship Management) abrange vários sistemas de gestão das relações com os clientes (como vendas, serviço e marketing), permitindo que estes trabalhem em conjunto. Estas soluções otimizam os seus processos de negócio e interligam os dados dos clientes para o ajudar a criar relações, aumentar produtividade e melhorar a interação com os seus clientes.

Um CRM ajuda qualquer empresa a automatizar tarefas, oferece insights e melhora o serviço prestado aos clientes. O CRM ajuda o processo comercial e a aumentar o desempenho de vendas. A utilização deste software funciona quando há um trabalho integrado e em conjunto, ou seja:

 

– As Vendas e o Marketing têm de estar alinhados

As áreas podem e devem trabalhar em conjunto para ajudar a conhecer o perfil do cliente e ir ao encontro das suas necessidades através dos canais de marketing adequados. Isso vai permitir contactar os compradores no momento certo e através dos canais que preferem, determinar o tipo de mensagens a enviar para os clientes e o momento em que estas devem ser enviadas e por fim, criar prioridades e fomentar oportunidades potenciais ideais, garantindo uma transição suave do marketing para as vendas.

 

–  Aumentar a Produtividade das Vendas

O software CRM certo permite que a sua equipa de vendas identifique e priorize as oportunidades potenciais certas, fornecendo igualmente insights sobre quando e onde a equipa de vendas deve interagir com os clientes. Estes sistemas podem trabalhar em conjunto para:

  • Prever vendas futuras e orçamentos que orientem os seus planos.
  • Ajudar os seus agentes a otimizarem o processo de vendas – desde o contacto inicial até ao fecho do negócio.
  • Centralizar os dados dos clientes, para que os agentes tenham acesso às informações em tempo real e forneçam soluções mais rapidamente.
  • Oferecer à sua equipa de vendas opções de mobilidade que funcionam em browsers e dispositivos.

 

– Melhorar as relações com os clientes

A integração do suporte ao cliente com as vendas ajuda-o a determinar e prever as preferências dos clientes, permitindo que estes interajam mais facilmente consigo e aumentem a confiança. A combinação destas duas soluções pode ajudá-lo a:

  • Obter insights sobre o percurso dos clientes, para poder satisfazer as expetativas;
  • Fornecer aplicações móveis aos seus clientes e colaboradores, independentemente do dispositivo que estejam a utilizar;
  • Oferecer aos clientes um portal self-service de fácil utilização, para que estes possam assumir o controlo dos respetivos dados e encontrar rapidamente as respostas que procuram.

 

3. Ferramenta Automação Marketing

Marketing Automation ou Automação de Marketing refere-se à plataforma de software que permite automatizar processos e em múltiplos canais (email, redes sociais, landing pages, entre outros).

Uma solução de marketing automation permite rastrear todas as visitas de um site e gerir as mesmas de acordo com as regras estabelecidas e com os resultados pretendidos.

 

O que podemos obter de uma plataforma assim?

  • Análise web – google analytics, tráfico, etc
  • Ferramentas de inbound marketing
  • Ferramentas de gestão de listas de email
  • Outras ferramentas de email marketing

 

Ao integrar o seu CRM com um software de marketing automation vai facilitar o seu trabalho de comunicação interna ou externa através da automatização dos processos: por exemplo, é enviado um email automático a todos os utilizadores que subscrevem uma newsletter.

 

Caso pretenda saber mais consulte o nosso site ou contacte-nos através do formulário de contacto aqui.

 

Joana Dias, Product Marketing Manager

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