Já ouviu falar em Portugal 2020? “O Portugal 2020 é um acordo de parceira entre o nosso país e a Comissão Europeia. Até ao final deste ano, Portugal receberá 25 milhões de euros “para estimular o crescimento e a criação de emprego, as intervenções necessárias para os concretizar e as realizações e os resultados esperados com estes financiamentos”.
– Competitividade e Inovação
– Inclusão Social e Emprego
– Capital Humano
– Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos
– Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
– Reforçar a competitividade das PME
– Estratégia I&I para uma Especialização Inteligente
– Operacionais Temáticos: Competitividade e Internacionalização, Inclusão Social e Emprego, Capital Humano, Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos
– para o Desenvolvimento Rural
– Operacionais Regionais no Continente e Regiões Autónomas
– para o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas
– Operacional de Assistência Técnica
– Outros
Para 2021-2027 esperam-se já novos fundos e programas operacionais e cujos objetivos serão mais direcionados para:
“- Uma Europa mais inteligente, graças à inovação, à digitalização, à transformação económica e ao apoio às pequenas e médias empresas;
– Uma Europa mais «verde», sem emissões de carbono, aplicando o Acordo de Paris e investindo na transição energética, nas energias renováveis e na luta contra as alterações climáticas;
– Uma Europa mais conectada, com redes de transportes e digitais estratégicas;
– Uma Europa mais social, concretizando o Pilar Europeu dos Direitos Sociais e apoiando o emprego de qualidade, a educação, as competências, a inclusão social e a igualdade de acesso aos cuidados de saúde;
– Uma Europa mais próxima dos cidadãos, graças ao apoio a estratégias de desenvolvimento a nível local e ao desenvolvimento urbano sustentável na UE.
Os investimentos para o Desenvolvimento Regional terão uma forte incidência nos objetivos 1 e 2 que terão de representar 65 % a 85 % dos recursos do FEDER e do Fundo de Coesão. Desta forma os fatores de competitividade relevantes para as empresas representarão a fatia maioritária das verbas no próximo quadro comunitário”.
Aguardam-se assim mais novidades sobre o próximo ciclo e possíveis candidaturas para os programas com início no próximo ano.
Com o apoio às PME indicado como um dos objetivos com maior representatividade nos recursos disponíveis, esteja atento aos incentivos que daí advirão para encontrar apoios.
A qualquer momento poderá pedir-nos ajuda enquanto potenciais fornecedores na apresentação da sua candidatura a sistemas de informação ERP ou CRM. O myBusiness365 trabalha em parceria com as pequenas e médias empresas e temos a capacidade de acompanhar o crescimento.
Enquanto solução de gestão integrada estamos disponíveis para qualquer contacto.
Fontes utilizadas: https://www.portugal2020.pt
Joana Dias – Marketing Manager myBusiness365