O myBusiness365 permite-lhe efetuar todas as fases deste inquérito de forma simples e rápida.
O Intrastat – Fluxo de chegada é um inquérito que se destina a recolher informação sobre as transações de bens entre os Estados-Membros da UE (chegadas), durante o mês de referência, por categorias de produto, por país e por região. Por sua vez, o Intrastat – Fluxo de expedição pretende recolher a mesma informação sobre os fluxos inversos – de expedição.
Este deve ser realizado por pessoas singulares e coletivas sujeitos passivos de IVA, cujos montantes anuais transacionados se encontrem dentro dos limites definidos (ver aqui).
Esta declaração é obrigatória e deve ser entregue ao INE (Instituto Nacional de Estatística) até ao dia 15 do mês seguinte a que se referem os dados. O INE divulgará a informação recolhida ao Eurostat (Gabinete de Estatísticas da União Europeia).
Desta forma, até ao dia 15 de cada mês muitas empresas têm de estruturar e organizar os seus dados de movimentação de mercadoria de forma a que consigam responder a este inquérito de forma atempada e fiável.
A organização da informação a ser entregue e o preenchimento do inquérito pode ser uma dor de cabeça para muitas empresas, sobretudo quando existem muitos processos de compra e venda intracomunitários.
O software de gestão de uma empresa pode ter um papel crucial em processos recorrentes como este. A função do software pode passar por ser uma mera fonte de dados, ou ir mais além no processo de resposta ao inquérito.
O myBusiness365 permite-lhe efetuar todas as fases do inquérito de forma simples e rápida. Através de funcionalidades produzidas especificamente para resposta ao Intrastat, os utilizadores podem extrair os dados, validá-los e exportar o mesmo no formato próprio para a direta importação no portal do INE.
Inês Chorão, Consultora myBusiness365