O que é ERP e CRM?

O que é ERP e CRM?
Mas afinal o que é ERP e o que é CRM?

 

Nas conversas que vou tendo com prospects e leads apercebo-me que, muitas vezes, existe uma necessidade interna na empresa de um ERP ou um CRM (ou até ambos). No entanto, são confundidos ou não se sabe efetivamente para que servem!

 

Vou concentrar-me na explicação base sobre o que é um ERP e CRM e vou servir-me do que é o myBusiness365 por conhecer todas as particularidades, sendo que pode haver variáveis entre ERP’s e CRM’s no mercado.

 

O que significa ERP? É a abreviatura de Enterprise Resource Planning. Um ERP é um sistema de gestão integrada que agrega a informação de  vários departamentos de uma empresa e permite ter a a noção em tempo real do funcionamento do negócio. Toda a gestão pode ser executada numa só plataforma.

 

Pode gerir área financeira e contabilidade, tesouraria, contas bancárias, faturação, produtos e stocks, inventários, imobilizado, encomendas, armazéns e logística e projetos.

 

O que significa CRM? É a abreviatura de Customer Relationship Management. Um CRM é um sistema de gestão integrada de clientes e de todas as interações com os mesmos. Permite gerir leads e prospects, oportunidades e clientes. Toda a informação das várias interações encontra-se no CRM – emails, contactos, notas, documentos, entre outros.

Para além do mencionado pode gerir propostas, as equipas comerciais e reporting, listagens de produtos e preços.

 

Ambos os sistemas permitem a integração com outras plataformas que acrescentam valor à oferta. Por exemplo, no caso do ERP é possível ligar à SIBS, no caso do CRM é possível ligar a plataformas de marketing automation como a Egoi (neste último caso temos um integrador já disponível).

 

No caso do myBusiness365 estas soluções baseiam-se em tecnologia Microsoft. No caso do ERP na tecnologia Business Central e no caso do CRM na tecnologia Dynamics 365.

 

Ambos são cloud, de rápida implementação porque foram concebidos para PME’s e adaptados à realidade da maioria e estão disponíveis em planos de subscrição mensal.

 

São vários os profissionais que nos procuram desde gestores, a marketeers, CEO’s ou gerentes, responsáveis de IT, entre tantos outros.

 

mas então, quais são os maiores benefíciosR EM TER ERP ou CRM?

– eficiência na organização da informação

– a possibilidade de obter análises em tempo real

– poupança de tempo dos recursos

– aumento da produtividade

– facilidade na tomada de decisões

 

No caso de pretender mais informação consulte o site:

Solução ERP

Solução CRM

Preços/Funcionalidades ERP

Preços/Funcionalidades. CRM

 

Joana Dias – Marketing Manager myBusiness365

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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