Plano de Recuperação e Resiliência- Aposte na transformação digital da sua PME!

Março - ERP e CRM,Fundos
PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) - Software de gestão myBusiness365 - ERP e CRM. Tecnologia Microsoft Dynamics 365. Parceriro Tecnológico.

Nos últimos 20 anos, Portugal e o mundo, enfrentaram uma série de desafios inesperados, nomeadamente a pandemia COVID-1 9 e a guerra entre Rússia e Ucrânia. De maneira a mitigar o impacto económico, o Governo Português, com o apoio da União Europeia, definiu um Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Descubra, neste artigo, o que é o PRR, de que forma ajuda as empresas do setor publico e como se pode candidatar a este programa.

  1. O que é o PRR?

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) consiste num programa nacional que visa a implementação de investimentos e reformas, tanto para o setor público como privado, para repor o crescimento económico sustentado. Este plano, está alinhado com os objetivos estratégicos da União Europeia a cumprir até 2030 e tem um período de execução até 2026.

O PRR está assente em três pilares:

  • Resiliência;
  • Transição climática
  • Transição digital.
  1. PRR para Empresas do Setor Público.

Como dito anteriormente, o PRR está disponível não só para empresas do setor privado, mas também para empresas de caracter público.

No que toca á dimensão da Transição Digital, estão estipuladas 5 reformas, sendo que apenas duas foram criadas para empresas do setor público, especificamente, a C17 e C19. Note-se que o C16 (Empresas 4.0) é aplicável, no entanto, apenas em determinadas circunstâncias.

C17. Qualidade e Sustentabilidade Finanças Públicas

Esta componente, tem como propósito modernizar e simplificar a gestão financeira pública. Desta forma, é incentivada uma mudança estrutural, essencial para melhorar a qualidade e sustentabilidade das finanças públicas portuguesas.

A principal reforma referente a esta componente é a Modernização e Simplificação da Gestão Financeira Pública. Totalizam-se cerca de 406 milhões de euros divididos da seguinte maneira:

  • 43 Milhões – Modernização da infraestrutura do sistema de informação patrimonial da Autoridade Tributária;
  • 163 milhões – Sistemas de informação de Gestão Financeira Pública;
  • 200 milhões– Transição digital da Segurança Social

C19- Administração pública mais eficiente – Capacitação, digitalização e interoperabilidade e cibersegurança

A componente C19, tem como objetivo primordial oferecer um serviço público mais seguro e eficiente, com recurso á tecnologia, para os cidadãos e empresas. Desta forma, reduz-se custos de contexto e promove-se o desenvolvimento e crescimento económico e social do Estado e Administração Pública.

Conta-se com cerca de 579 milhões de euros, distribuídos da seguinte forma:

  • 25 milhões – RAA: Modernização e Digitalização da Administração Pública Regional (Região Autónoma dos Açores);
  • 47 milhões – Reforço do quadro geral de Cibersegurança;
  • 70 milhões – Serviços eletrónicos sustentáveis;
  • 78 milhões – RAM: Transição Digital da Administração Pública da Região Autónoma da Madeira;
  • 83 milhões – Infraestruturas críticas digitais eficientes, seguras e partilhadas –;
  • 88 milhões – Capacitação da Administração Pública – formação de trabalhadores e gestão do futuro;
  • 188 milhões– Reformulação do atendimento dos serviços públicos e consulares.
  1. Como se pode candidatar ao PRR?

A candidatura ao PRR é feita no portal Recuperar Portugal, mais especificamente na página dedicada ás “Candidaturas”.

No início desta página, a primeira opção que tem de tomar é qual a componente do PRR se está a candidatar (resiliência, transição climática ou transição digital).

O próximo passo é escolher qual o beneficiário da candidatura, estando disponíveis as seguintes opções: famílias, empresas, Instituições de Ensino Superior, Autarquias e áreas metropolitanas, Instituições da Economia Solidária e Social, Instituições do Sistema Científico e Tecnológico, Escolas, Entidades Públicas e Empresas Públicas.

Por último, decide qual a tipologia (aviso de abertura de concurso ou contratação pública) e estado (abertos ou fechados).

No final da página, pode pesquisar pelos avisos relativos á filtragem feita onde pode consultar a documentação ou contacto indicado para mais esclarecimentos.

Aposte na digitalização do seu negócio

O caminho para tornar as empresas mais resilientes passa pela transformação digital. A Covid-19 veio salientar isso mesmo. Face a esta situação, muitas empresas foram forçadas a adaptar-se rapidamente aos meios digitais. A tecnologia é essencial para ultrapassar os desafios do futuro próximo.

É neste sentido, que o myBusiness365, disponibiliza as soluções pré-configuradas de CRM myBusiness e ERP myBusiness assentes em tecnologia Microsoft Dynamics 365 Sales e Microsoft Dynamics Business Central, respetivamente. Pode optar pelos planos de subscrição trimestral e pagamento diluído a 3 anos.

Dê o passo seguinte, em direção á transformação digital da sua PME com o CRM e ERP myBuisness365!

 

Benedita Portugal

bportugal@mypartner.pt

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