O PowerApps permite criar aplicações de forma customizada sem ter por base grandes conhecimentos de programação.
Quão incrível seria ter uma aplicação para dispositivos móveis capaz de integrar e simplificar processos que seriam complexos e demorosos na sua organização? E apenas em algumas horas?
Para dar resposta a esta questão, a Microsoft lançou uma aplicação poderosa e com uma grande margem de progressão no mercado – o PowerApps. Uma alternativa ao desenvolvimento de forma a torna-lo mais rápido, mais intuitivo e de fácil partilha com a organização! Evita assim os grandes custos associados ao desenvolvimento de aplicações.
O PowerApps permite criar aplicações de forma customizada sem ter por base grandes conhecimentos de programação. A Microsoft disponibiliza elementos que nos permitem criar uma aplicação intuitiva e apelativa, tais como, formulários customizáveis, galerias de listagem de dados, controlos de inserção de dados, como por exemplo, calendários para o caso das datas, controlo de deslize, temporizador, entre outros.
A Microsoft disponibiliza diversos conectores que podem ser definidos como origem de dados da nossa aplicação. Por exemplo, se pretendermos desenvolver uma aplicação com ligação a uma lista de SharePoint de forma a criar e guardar os dados relativos a uma atividade da empresa, podemos definir como origem de dados o SharePoint. No entanto, podemos definir várias origens de dados de forma a poder juntar na mesma aplicação dados de entidades externas completamente distintas. São inúmeras as origens de dados possíveis, entre elas o Dynamics 365, SharePoint, Office365.
O PowerApps surge como uma alternativa ao desenvolvimento de aplicações e permite que as estas sejam desenvolvidas de forma menos dispendiosa, sem conhecimentos específicos de uma determinada linguagem de programação. As apps são de fácil partilha e transversais a qualquer sistema operativo, isto é, com o desenvolvimento de apenas uma conseguimos que seja usada em Android, IOS e Windows Phone!
Assista a este pequeno vídeo de exemplo da aplicação.
Sara Freitas – Engenheira de Software, myPartner