O EBITDA é um dos indicadores financeiros mais utilizados para avaliar a saúde financeira de uma empresa. A sigla significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation, and Amortization, ou Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização em português. Neste artigo, vamos explicar o que é o EBITDA, como se calcula, quais as suas limitações e vantagens.
O que é o EBITDA?
O EBITDA é uma medida de desempenho financeiro que mostra quanto dinheiro uma empresa está a gerar antes de descontar as despesas de juros, impostos, depreciação e amortização, ou seja, é o lucro operacional da empresa antes dessas despesas serem subtraídas.
Como se calcula o EBITDA?
O EBITDA é calculado a partir do lucro operacional da empresa, que é encontrado subtraindo todas as despesas operacionais da receita total. As despesas operacionais incluem salários e benefícios dos funcionários serviços públicos, custos de produção, entre outros. Depois de encontrar o lucro operacional, adiciona-se de volta as despesas de depreciação e amortização. A depreciação refere-se à perda de valor dos ativos físicos, como máquinas e equipamentos, enquanto a amortização refere-se à perda de valor de ativos intangíveis, como patentes e marcas registadas. Finalmente, adiciona-se a depreciação e amortização ao lucro operacional para obter o EBITDA.
Fórmula:
Lucro operacional = Lucro Bruto – Despesas Operacionais + Receitas Operacionais.
Quais são as suas vantagens?
Apesar das suas limitações, o EBITDA é um indicador importante para entender o desempenho financeiro de uma empresa. É especialmente útil para comparar o desempenho de empresas com diferentes estruturas de capital ou depreciação/amortização. O EBITDA é também um indicador importante para investidores, pois ajuda a avaliar a capacidade de uma empresa de gerar fluxo de caixa das atividades operacionais e a determinar o valor da empresa.
Como aumentar o EBITDA?
Melhorar a eficiência de uma empresa, requer acesso imediato e preciso a dados e métricas do negócio.
Nós temos a solução: Um sistema ERP integrado baseado em nuvem que oferece acesso a todas as informações financeiras em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, a qualquer hora. Com apenas alguns cliques, pode visualizar análises e relatórios detalhados para ajudá-lo a identificar oportunidades e tomar decisões informadas.
Com o ERP my Business365 consegue prever o desempenho futuro com base em dados históricos, podendo assim antever tendências, identificar riscos e ajustar a sua estratégia, para mximizar os resultados financeiros da sua empresa, e otimizar o EBITDA.
Não perca mais tempo e entre em contato connosco para adquirir o seu ERP.
Maria Vareiro
mvareiro@mypartner.pt